VOCÊ SABIA? A SELEÇÃO DA BANDEIRA NÃO É UMA ESCOLHA PESSOAL,NÃO TEM E NÃO PODE HAVER MANIPULAÇÕES

Publicado em: 26/02/2021 19:46 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

A Prefeitura segue rigorosamente normas técnicas para definição de embandeiramento e não pode haver nenhum tipo de manipulação

Semanalmente a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulga o embandeiramento que irá vigorar ao longo da semana. A definição das bandeiras segue uma norma técnica estabelecida pela Fio Cruz e, desde o início da pandemia, segue o mesmo protocolo determinado pelo Ministério da Saúde e pelo Estado.

Mas o comportamento da população é determinante para conter o avanço da doença. Manter o distanciamento, não promover aglomerações, usar máscara e álcool em gel são medidas indispensáveis e que contribuem significativamente para flexibilização, e que devem ser mantidas independentemente da bandeira estabelecida. Estamos em pandemia e todas essas medidas são essenciais até que toda a população seja imunizada e a Covid-19 esteja contida.

Entenda como são definidas as bandeiras:

1 – Vigilância Epidemiológica recebe as notificações dos setores público e privado

2 - Todas essas notificações são analisadas individualmente e compiladas em um sistema do Município, desenvolvido pela equipe de Ciência e Tecnologia.

3 – As informações registradas no sistema do Município são comparadas em quatro sistemas:

• E-SUS (registro de pacientes não internados)

• SIVEP (registro de pacientes internados)

• SIM (registro do número de óbitos)

• GAL (registro de exames laboratoriais)

4 – Comparativo de informações:

• Taxa de Ocupação

• Confirmação de casos positivos

• Quantitativo de exames realizados

5 - Análise de cenário:

• Análise dos dados epidemiológicos do município

• Ocorrências registradas pela Vigilância Sanitária