PREFEITURA SE MOBILIZA PARA AÇÕES DE RETOMADA DAS AULAS

Publicado em: 26/02/2021 11:40 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

PREFEITURA SE MOBILIZA PARA AÇÕES DE RETOMADA DAS AULAS

Uma comissão de avaliação foi formada com várias secretarias para fiscalizar as unidades escolares municipais

A Prefeitura de Nova Friburgo está tomando todas as providências. Medidas sanitárias oriundas de protocolos, instituídas pelo Decreto nº 891/2021, Portaria de nº 829/2021, já estão sendo colocadas em prática e, inicialmente, foi formada uma comissão para avaliar a situação estrutural das escolas públicas formada pela Secretaria de Educação, Secretaria de Obras, Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e o Escritório de Gerenciamento de Convênios e Projetos (EGCP).

A educação foi classificada como essencial e pela primeira vez existe esta mobilização para adequar as 121 unidades escolares.

As estratégias a serem adotadas funcionam da seguinte forma:

Classificação verde: estarão aptas para receberem o material covid-19 pela Secretaria de Educação e adequarem a unidade para cumprimento do Protocolo de retorno às aulas presenciais, e aptas a receber a capina pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos;

Classificação amarela: serão avaliadas pela Secretaria de Obras para anexar relatório para orientar as unidades escolares de como proceder e quais soluções podem ser executadas para realização da adequação intermediária ou pontual e, à medida que se tornarem aptas, poderem ser reclassificadas com verdes;

Classificação vermelha: demandarão a confecção de projeto para reforma e/ou manutenção mediante contratação de empresa especializada para execução do projeto. No caso das vermelhas, a Secretaria Municipal de Educação analisará caso a caso as adaptações em um cenário de pandemia.

A listagem com a classificação de cada unidade escolar será divulgada após a análise de cada pasta.

Além dos fatores físicos, licitações já estão tramitando para obtenção de material de prevenção covid-19, dedetização, limpezas de caixa d´água, material de higiene. Para a merenda, incluindo a agricultura familiar, também já estão sendo viabilizados os recursos.

A data do retorno das aulas presenciais nas unidades públicas de ensino depende ainda do término da análise de todas as unidades pela Comissão, bem como, do término do andamento de todos os processo licitatórios de merenda, kit de agricultura familiar, dentre outros.