Ações de revitalização da Praça Getúlio Vargas serão discutidas em novas audiências públicas

Publicado em: 06/11/2020 11:39 | Fonte/Agência: Ssecom/ PMNF - Daniele Eddie

Foto - João Luccas Oliveira

Na próxima segunda-feira (09), a Prefeitura de Nova Friburgo realiza a primeira de duas audiências públicas sobre a revitalização da Praça Getúlio Vargas. O encontro é uma das atividades previstas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC da Praça), firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público Federal. A reunião será aberta ao público em geral e acontece a partir das 19h, na Câmara Municipal de Nova Friburgo.

Diversos órgãos e entidades da sociedade civil foram convidados para enviarem representantes e acompanhar a audiência: Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), Ministério Publico Federal, 9a Subseção da OAB/RJ, Grupo SOS Praça e feirantes que atuam na Praça Getúlio Vargas, entre outras.

Por causa da pandemia, o número de pessoas foi limitado no plenário da Câmara, que funcionará apenas com 50% da sua capacidade, o que equivale a aproximadamente 70 pessoas, incluindo convidados e população em geral. A entrada respeitará a ordem de chegada dos populares. O uso de máscaras será obrigatório durante todo o evento.

Nesta primeira audiência será apresentado o projeto preliminar e conceitual da revisão e atualização do Projeto Technische, elaborado em 2014. Está prevista ainda a apresentação do projeto de prospecção e resgate arqueológico e apresentação do laudo fitossanitário realizado em todos os indivíduos arbóreos da Praça pela Fundação de apoio a Pesquisa Cientifica e Tecnológica da UFRRJ. Ao final, serão coletadas contribuições dos presentes ao projeto.

A segunda reunião está prevista para o dia 23 de novembro, quando será exposto o projeto consolidado, com as atualizações propostas no primeiro encontro.