Monitoramento por câmeras é ampliado em Nova Friburgo

Publicado em: 22/01/2020 15:11

Monitoramento por câmeras é ampliado em Nova Friburgo

Além de câmeras próprias, Município também conta com equipamentos integrados - Fotos: Rodrigo Ferreira

Na busca de um melhor ordenamento urbano e primando pela segurança da população, a Prefeitura de Nova Friburgo investe na compra de 20 novas câmeras de monitoramento. O processo de licitação está em curso e visa restaurar o sistema, em especial, substituir câmeras mais antigas do Programa Cidade Inteligente por outras novas, com melhor resolução. Em paralelo, as parcerias com a iniciativa privada também são responsáveis por agregar câmeras de terceiros ao sistema, ampliando ainda mais o serviço de monitoramento na cidade.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Verly, a conquista é avaliada de forma muito positiva, já que o programa tem mostrado à sociedade a sua importância ao longo dos anos, como nas informações relativas ao trânsito e apoio às forças de segurança.

“Recentemente, a Guarda Municipal, com o auxílio das câmeras de monitoramento e da PM, conseguiu encontrar uma criança que havia se perdido da mãe em menos de 30 minutos. Para a Municipalidade é uma satisfação enorme auxiliar em casos como este e por isto entendemos necessária a ampliação da nossa atuação”, declarou Verly.

O Município conta atualmente com 97 câmeras integradas on-line e 55 off-line. Somadas às câmeras próprias contabiliza um total de 168 equipamentos de monitoramento. Em seu início, o projeto contava com 32 câmeras interligadas por 25km de fibra ótica distribuídas por várias regiões da cidade.