Mais de 27 mil acessos em lives da Educação

Publicado em: 04/08/2020 15:08 | Fonte/Agência: Ssecom PMNF

No final da manhã desta terça-feira, 04, segundo dia de atividades pedagógicas não presenciais referentes à retomada do ano letivo de 2020, já tinham sido registradas mais de 27 mil visualizações, no total, em todas as lives promovidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

Embora a estratégia principal da SME seja a distribuição de material impresso, o que deverá acontecer ainda na primeira quinzena de agosto, desde ontem, 03, atividades complementares estão sendo disponibilizadas na internet por diversos canais e atendendo a públicos diversos da comunidade escolar.
A Aula Magna teve a participação do renomado teólogo, educador e escritor Leonardo Boff, por meio de parceria entre a SME e o Conselho Municipal de Educação (CME). Em uma conversa com o secretário de Educação, professor Marcelo Verly, e o presidente do CME, professor Ricardo Lengruber, Boff encantou a todos que assistiram à live, cujo tema principal foi o amor e a interdependência, cuja abertura teve a presença virtual do prefeito Renato Bravo. A Aula Magna está disponível para quem se interessar, não somente para integrantes da Rede Municipal de Ensino, nos canais Educação de Nova Friburgo e Educação e Cidadania, ambos no YouTube.
Nesta primeira semana, a programação foi elaborada pensando no acolhimento e na reconexão entre profissionais da educação, famílias e alunos.
Além da aula magna, a segunda-feira contou com as lives: Mini jornada com o SEAPp: “Os sentidos do coração”; Sonhos e projetos pós-pandemia com o Professor Cláudio Pires Cardoso; Era uma vez...Teatro de mesa, com professores da EM Cecília Meireles; e EJA: Superando novos desafios com  Marília Coelho, Coach empresarial e  Show com o professor de Artes Fabrício Lima.
Na manhã desta terça-feira, a primeira live foi O Alfabeto, com Rodrigo Guadagnini e Manoella Iezzi Guadagnini; seguida pela ECM Vale de Luz - Mãos que trabalham: oficina de mandalas, olho de Deus, com Paula Bonin.
Todas essas atividades já somaram mais de 27 mil visualizações, o que demonstra a expressiva participação da Rede Municipal de Ensino no começo dessa nova forma de atuação de professores, alunos, diretores e da própria SME.
Para o professor Marcelo Verly, “embora saibamos que muitos alunos dependerão do material impresso, a cultura de uma educação que se utiliza das ferramentas tecnológicas passa a se solidificar no ensino público também, o que já acontecia em outras redes de ensino, como a particular e superior.”
A programação de lives pode ser acompanhada por qualquer pessoa, não havendo restrição de acesso. Para isso, foram disponibilizados três canais no YouTube:
Educação Nova Friburgo
Educação e Cidadania
Festival de Inverno On-Line
O Festival de Inverno On-line também está fazendo parte da primeira semana de atividades pedagógicas não presenciais. Já a partir da próxima semana, quando todos os alunos estiverem com seus respectivos e-mails de acesso à plataforma Google Sala de Aula, por meio do domínio @sme.novafriburgo.rj.gov.br, professores atuarão de forma a interagir com seus alunos, detalhando o material que estará nas apostilas impressas e poderão tirar dúvidas e oferecer explicações sobre os novos conteúdos que chegarão às mãos dos alunos por meio da distribuição dos chamados Cadernos Pedagógicos, os quais serão entregues nas unidades escolares para serem retirados pelos pais ou responsáveis.
Para acessar a programação na íntegra desta primeira semana de atividades, basta acessar o site da Secretaria de Educação, criado especialmente para as atividades pedagógicas no início da suspensão das aulas presenciais: www.smenf.wordpress.com