SEMANA DOS DIREITOS HUMANOS LGBTI+ de 2023

Publicado em: 05/12/2023 17:11 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Daniele Eddie

SEMANA DOS DIREITOS HUMANOS LGBTI+ de 2023

O Centro de Cidadania LGBTI Serrana I – Hanna Suzart (CCLGBTI-Serrana I) promove a Semana dos Direitos Humanos LGBTI+ 2023 nos dias 7, 8, 9 e 10 de dezembro, com uma ampla programação. Entre as ações planejadas estão a realização de seminário, roda de conversa, cine debate e caminhada ecológica.

No dia 7/12, quinta-feira, será realizado o Seminário de Fortalecimento da Rede Intersetorial, que busca receber as propostas dos agentes públicos da região e articular estratégias na ampliação e manutenção dessa Rede de apoio, acolhimento, promoção e proteção da População LGBTI+ do Centro-Norte Fluminense.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE DIREITOS HUMANOS

7/12 – SEMINÁRIO – quinta-feira das 9h às 13h
Fortalecimento da Rede Intersetorial de Serviços Públicos nas áreas de: assistência social, saúde, educação e segurança. Visamos consolidar um fluxo de encaminhamentos que atenda à população LGBTI+ dentro de suas especificidades, e auxiliando na superação de situações de vulnerabilidade.
Mediação: Equipe do Centro de Cidadania LGBTI Serrana-I
Local: Centro Administrativo César Guinle
Endereço: Av. Alberto Braune, 224 - Centro
Participantes: Gestores, Agentes Públicos Municipais e Sociedade Civil da Região

Convidados:
- Ernane Alexandre – Superintendente de Políticas LGBTI – Subsecretaria de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos /SEDSDH
- Diego Asth - Secretário Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para a Juventude
- Gestores Municipais
– Gestores Regionais
- Fórum LGBTQIAP+ de Nova Friburgo
- Instituições que atuam com valores de Direitos Humanos
- Representante da Assessoria Técnica e Monitoramento – Programa Rio Sem LGBTIfobia

8/12 – RODA DE CONVERSA – sexta-feira, às 14h
Fortalecimento de vínculo, estimular a inserção comunitária por meio de encontros, compartilhar vivencias e apoio à autonomia.
Mediação: Equipe técnica do Centro de cidadania LGBTI Serrana I
Local: Centro de Cidadania LGBTI -Hanna Suzart
Endereço: Av. Alberto Braune, 223 - Centro
Participantes: Comunidade LGBTI+, familiares e amigues.

9/12 – CINE-DEBATE – sábado - às 18h
Será exibido o filme Limiar – SINOPSE: “é um documentário autobiográfico realizado por uma mãe que registra a transição de gênero de seu filho adolescente, acompanhando os conflitos, certezas e incertezas que o perpassam numa busca profunda por sua identidade (...)”.
Mediação: Carla Strachmann - Coordenadora do GT de Educação do Coletivo Mães da Resistência.
Local: Usina Cultural ENERGISA
Endereço: Praça Getúlio Vargas, nº 55 - Centro
Público: Não recomendado para menores de 10 anos.

10/12 – DOMINGO – às 9h - Caminhada Ecológica LGBTI+ pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Celebrando e Confraternizando com a Comunidade LGBTI+, o 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Mediação guiada: Equipe CCLGBTI-Serrana I
Local: Parque Municipal
Endereço: Cascatinha
Participantes: Comunidade LGBTI+ e equipe do CCLGBTI.
Resultados esperados: Fortalecimento da Rede de Apoio e Proteção à População LGBTI+ da Região Centro-Norte Fluminense e informações a sociedade sobre as especificidades da População LGBTI+ e em especiais as pessoas Trans.