Prefeitura disponibiliza 10 novos leitos de UTI no Hospital Raul Sertã

Publicado em: 04/08/2020 11:01 | Fonte/Agência: SSecom - Rafael Barbosa

Após última reunião realizada na terça-feira, dia 28, na Prefeitura, que marcou a oficialização da ação da Secretaria de Estado de Saúde, os leitos de UTI COVID foram implantados no Hospital Municipal Raul Sertã.

A Prefeitura de Nova Friburgo disponibilizou mais 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital Municipal Raul Sertã para tratamento de pacientes com a COVID-19. Com os novos leitos o hospital conta atualmente com 20 leitos exclusivos de UTI, além dos semi intensivos e enfermarias. O governo municipal finalizou os entendimentos com o governo estadual, e um representante da Secretaria de Estado de Saúde esteve no Hospital Raul Sertã a fim de acertar os detalhes finais. A direção-geral do hospital providenciou, para abrigar os novos leitos, uma área específica que passou por readequação para recebimento dos novos equipamentos.
As tratativas iniciaram-se a partir da solicitação da Promotora Claudia Canto Condack, da 1ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE TUTELA COLETIVA DO NÚCLEO NOVA FRIBURGO, que sugeriu a viabilidade da cessão provisória de profissionais de saúde já contratados pelo Estado do Rio de Janeiro para atuação no Hospital de Campanha, em Nova Friburgo, ao Hospital Municipal Raul Sertã, com esses profissionais sendo remunerados pelo Estado sem a devida contraprestação do serviço. No entanto, como os profissionais estavam contratados por terceiros, a cessão não foi possível.
A partir de então, as tratativas entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Estado se iniciaram e foi possível que, com a colaboração, a partir da contratação temporária de profissionais, doação de insumos, Epis e empréstimo de equipamentos, enfim, os dez leitos propostos fossem abertos e regulados.
A Diretora Executiva da Fundação Saúde, Odete Carmen Gialdi esclareceu que não haviam profissionais de saúde contratados pelo Estado para atender no Hospital de Campanha de Nova Friburgo. Porém, que por solicitação da Secretaria de Estado de Saúde SES/RJ, considerando a interiorização da pandemia, a Fundação Saúde tem realizado apoio ao município de Nova Friburgo.
“Estamos apoiando o Hospital Municipal Raul Sertã, o que possibilitou a abertura de 10(dez) novos leitos de CTI no referido hospital. O apoio consiste também na doação de medicamentos e EPIs, bem como empréstimo de itens, como bombas de infusão, os quais serão posteriormente doados ao Município. Vale ressaltar que também foram alocadas equipes de profissionais de saúde, correspondente ao número de leitos da unidade”.
O Prefeito Renato Bravo agradeceu a colaboração e parceria do Governo do Estado e, em especial, aos servidores municipais da área da Saúde “que foram incansáveis nas tratativas que culminaram nessa conquista que só fortalece o município no combate à Covid – 19. Também a colaboração da nobre Promotora do Ministério Público Doutora Cláudia Canto Condack que foi decisiva para esta vitória.” Salientou o Chefe do Executivo Municipal.
O Subsecretário Geral da Secretaria de Estado de Saúde, Gustavo Emilio Arcos Campos, ressalta que além do apoio, também foram alocadas equipes de profissionais de saúde, correspondente ao número de leitos da unidade. Mas se preciso, serão contratualizados leitos privados.
“Sobre a viabilidade do Estado do Rio de Janeiro colaborar com a contratação de leitos junto à rede privada, para atendimento aos usuários do SUS no Município de Nova Friburgo, existe sim a possibilidade de contratação de leitos privados conforme disponibilidade e regularização do serviço”.
Os dez novos leitos de UTI Covid, do Hospital Municipal Raul Sertã, já figuram nos boletins da Taxa de Ocupação de Leitos dos Hospitais do município desde o sábado, 1º de agosto de 2020.