Nova Friburgo adquire oxímetros para apoio na luta contra a Covid-19

Publicado em: 03/08/2020 12:26 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Natalia Amorim

Nova Friburgo adquire oxímetros para apoio na luta contra a Covid-19

Divulgação Internet

Município comprou 35 equipamentos por meio de processo licitatório e recebeu doação de outros 46, totalizando 81 unidades

Apesar de simples, os oxímetros são equipamentos com papel muito importante para o monitoramento de pacientes com Covid-19. Por isto, a Prefeitura de Nova Friburgo não mediu esforços e providenciou a aquisição de 35 equipamentos e recebeu ainda a doação de outros 46 do projeto “Todos Pelo Brasil”, por intermédio do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS.

Segundo a subsecretária de Atenção Básica, Ariadina Heringer, os oxímetros começaram a ser dispensados esta semana e já estão em uso em algumas unidades de Atenção Primária (postos de saúde, Unidades de Estratégia de Saúde da Família, policlínicas, CAPS, equipes do Programa Melhor em Casa). A idéia é prevenir o agravamento dos casos de COVID, principalmente na população mais vulnerável, como é o caso dos idosos, por meio de um monitoramento simples.

“Eles servem para identificar precocemente o fenômeno da hipóxia silenciosa, que consiste na redução dos níveis de saturação de oxigênio da corrente sanguínea, porém de uma forma silenciosa, sem causar maiores sinais e sintomas. No entanto, quando o paciente chega a sentir, a redução de saturação de oxigênio já está em níveis muito baixos e o paciente vem a necessitar de uma intervenção muito mais invasiva e depender de um leito de CTI. Inclusive, o usuário pode, muitas vezes, vir a óbito sem ter tempo de uma intervenção adequada”, disse.

Os níveis normais de saturação de oxigênio correspondem a uma saturação acima de 95%. Quando essa saturação já está abaixo de 95, o usuário necessita ser avaliado por um médico.