SECRETARIA DE TURISMO DIVULGA MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA HÓTEIS, POUSADAS E ALBERGUES DA CIDADE

Publicado em: 28/07/2020 16:20 | Fonte/Agência: SSecom - Rafael Barbosa

O manual é uma iniciativa do Conselho Municipal de Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de Nova Friburgo, Subsecretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Vigilância Sanitária, Universidade Federal Fluminense – UFF com Laboratório de Microbiologia Aplicada e Experimental/ Departamento de Ciências Básicas no Campus de Nova Friburgo e o Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET no Campus Nova Friburgo. As orientações traçadas pelo documento têm por finalidade contribuir para tomada de consciência e adoção de atitudes sanitárias no combate à COVID19 pelo setor do Turismo, em especial os meios de hospedagem para hóspedes que venham prestar serviços essenciais no município de Nova Friburgo.
“Essas orientações têm como finalidade adotar uma nova atitude sanitária, compreendendo que toda e qualquer retomada da atividade econômica ou desenvolvimento de atividades econômicas passam necessariamente por uma revisão das condutas, naquilo que tange à prevenção e estancar o fluxo do vírus da COVID - 19. Sendo assim, nós buscamos orientar os empreendedores dos seguimentos do turismo, meios de hospedagem e alimentação, para que adotem essas medidas como vantagem comparativa, instrumento que vai permitir com que esses setores tenham o maior desenvolvimento das suas atividades no momento, durante e após pandemia”, destaca Thiago Chaves de Mello - Subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Nova Friburgo.
Esse manual de boas práticas apresenta medidas de prevenção e controle de infecções causadas pelo COVID-19 e, sugerindo que o setor busque os treinamentos e adequações à nova realidade imposta pela pandemia. O projeto estimulará a retomada das atividades de forma segura, introduzindo práticas e rotinas, assim como demais adaptações gerenciais e procedimentais compatíveis com os desafios colocados.
A Secretaria de Turismo acredita que o engajamento de todos será decisivo para que os clientes tenham a confiança em escolher  Nova Friburgo como destino turístico ao saberem que aqui são tomadas medidas de cuidado e carinho com a segurança dos hóspedes e seus familiares, recomendando que cada meio de hospedagem deva implementar seu plano de ação para adaptação de seu estabelecimento às condições necessárias de prevenção ao COVID-19.
“Temos  orgulho de poder anunciar que Nova Friburgo tem um protocolo e que as entidades estão adotando esse procedimento, que eles tenham conhecimento, que eles repliquem o máximo possível. Vale ressaltar que não tem finalidade impositiva de ordem, é mais uma instrução, uma capacitação, uma qualificação do setor pra que consiga atuar de maneira responsável e dinâmica ao mesmo tempo, é um documento de caráter pedagógico”, complementou Ricardo Reis, Secretário de Turismo.