Professores recebem capacitação para uso de plataforma digital

Publicado em: 20/07/2020 11:34 | Fonte/Agência: Secom / Secretaria de Educação

Professores recebem capacitação para uso de plataforma digital

Na última semana, teve início a primeira capacitação da Secretaria de Educação (SME) para professores da Rede Municipal de Ensino sobre a plataforma gratuita Google Sala de Aula, realizada pelo Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) da SME.

No dia 15, quarta-feira, foi realizada uma live aberta para toda a rede, com apresentação da coordenadora do NTM, Alessandra Jaccoud, explicando como a capacitação efetivamente acontecerá, inclusive sobre o uso dos e-mails com domínio @sme.novafriburgo.rj.gov.br, que permite acesso a diversas funcionalidades, como o mencionado Google Sala de Aula e o Google Meet para realização de conferências.

Foram mais de 1.000 participantes durante a live e mais de 3.500 visualizações (até 14h17 de 17/07), comprovando o interesse dos professores em aprender sobre como utilizar os recursos tecnológicos. A live foi iniciada com a participação do secretário Marcelo Verly e do subsecretário pedagógico, Loyola Bechara. No decorrer da apresentação, professoras que atuam como formadoras em tecnologia educacional na rede também participaram, enriquecendo o conteúdo oferecido.
Após a live, os professores começaram a receber seus respectivos e-mails com o domínio @sme.novafriburgo.rj.gov.br, para que possam ter acesso à capacitação e utilização integral da plataforma. Segundo Alessandra Jaccoud, importante passo foi dado no apoio ao desenvolvimento tecnológico dos professores, antiga meta do setor.

“A tecnologia faz parte da nossa vida para sempre e cada vez mais. A forma como todas as redes de ensino, destacadamente as da área pública, estão se adaptando ao contexto da pandemia para não deixarem de atender seus alunos é comovente. Melhor será quando toda a população tiver acesso de qualidade ao mundo de conhecimento infinito que está disponível na internet e a novas ferramentas voltadas especificamente para a educação como um todo”, declarou o prefeito Renato Bravo.

Segundo o subsecretário Loyola Bechara, atuante e especializado na área tecnológica, o avanço será significativo para a rede, à medida que os novos ensinamentos sejam absorvidos e praticados, facilitando muito a vida dos professores pela praticidade que a tecnologia oferece e fazendo com que tempo seja economizado.

Para o secretário Marcelo Verly, em que pesem as inúmeras dificuldades e problemas ocasionados pela pandemia, “será uma grande oportunidade de avançar na busca de novos conhecimentos, gerando benefícios para profissionais e alunos, em sintonia com a acelerada transformação digital ora vivida.”