Retomada Gradual e Segura das Atividades Econômicas segue com fiscalizações pelo Município

Publicado em: 11/07/2020 14:34 | Fonte/Agência: SSecom - Rafael Barbosa

A Força Tarefa, grupo fiscalizatório formado por servidores das Secretarias Municipais de Saúde, Ordem e Mobilidade Urbana, Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Obras, Procuradoria-Geral e Defesa Civil, continua seguindo o cronograma de fiscalizações, atendendo denúncias advindas da população, também atuando em solicitações do Ministério Público. Com o início da Retomada Gradual e Segura das Atividades Econômicas em Nova Friburgo, de acordo com os Decretos 625 e 626, do dia 01 de julho de 2020, o grupo dispensa uma atenção maior aos grandes centros, uma forma de acompanhar o comércio que retornou suas atividades.
“Seguimos o trabalho de educação sanitária, orientação e fiscalização com essa retomada. Nós iniciamos pelos Bairros: Olaria, Conselheiro Paulino e Centro, fazendo uma varredura e visitando o comércio de acordo com a bandeira vigente”, destacou Ricardo Fazolli, Gerente de Vigilância em Saúde de Nova Friburgo.
NÚMEROS ATUALIZADOS
Os números da atuação do grupo, que atua na prevenção do colapso no sistema de saúde do Município de Nova Friburgo, foram atualizados e correspondem ao período entre 11 de maio ao dia 09 de julho de 2020, no total foram visitados 426 estabelecimentos.
O panorama atual é de:
Interditados (TOTAL): 86
Interditados (PARCIAL): 61
Intimados: 119
Orientações Verbais: 85
Denúncias improcedentes: 44
Locais não encontrados: 6
Locais fechados: 25

PATRULHAMENTO NAS RUAS
A Guarda Civil Municipal de Nova Friburgo, que integra a estrutura da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, realiza periodicamente ações de orientação e ordem urbana, com atuação em pontos estratégicos por toda cidade, evitando aglomerações no comércio e na obrigatoriedade da utilização de máscaras de barreira. Durante a semana, viaturas da corporação atuaram na Avenida Alberto Braune, Praça Marcílio Dias e Estação Livre. O Comandante da Guarda Municipal, Luciano Farisel da Silva, ressalta que o grupamento tem mantido atividades durante 24 horas. A Guarda Civil Municipal de Nova Friburgo funciona na Avenida Alberto Braune, 223, no prédio anexo à prefeitura, e pode ser acionada pelo telefone 153.
Denúncias e reclamações podem ser feitas através dos canais da Ouvidoria da Prefeitura de Nova Friburgo, que recebe, também, denúncias de irregularidades durante a pandemia do covid-19, no telefone ou WhatsApp para o número (22) 99291-9128. Outro canal de comunicação é o e-mail: ouvidoria@pmnf.rj.gov.br.