PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO ECONOMIZA CERCA DE R$ 69 MILHÕES EM 2022 NA CONTRATAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS

Publicado em: 06/04/2023 16:53 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Ana Clara Gravino

A Prefeitura de Nova Friburgo economizou, no ano de 2022, cerca de R$ 65 milhões com a realização de Pregões Eletrônicos, modalidade de licitação para compras de produtos e serviços comuns. Já nas modalidade de Tomada de Preços e Concorrência, usadas na contratação de serviços em obras e engenharia, foi economizado o valor aproximado de R$ 4 milhões. No somatório das modalidades, são cerca de R$ 69 milhões economizados considerando os valores iniciais estimados das licitações e os valores finais obtidos após a disputa de lances entre as concorrentes. A otimização das licitações traz economicidade, transparência e eficiência para atender às necessidades dos munícipes de forma efetiva.

Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Logística, responsável pela condução das licitações, foram realizados 249 pregões eletrônicos no exercício de 2022, para compras de produtos e materiais variados, desde equipamentos de informática e escritório até aquisição de serviços de iluminação pública, compra de equipamentos médico-hospitalares e outros.

Você sabe como são realizados os pregões eletrônicos municipais?

O pregão acontece de forma eletrônica, dando total transparência e também impessoalidade ao procedimento. Os processos licitatórios acontecem em duas fases, uma interna e a outra externa. Na fase interna é buscada a melhor solução e também a estimativa para aquela contratação. Na externa, busca-se encontrar o fornecedor que ofereça à administração o menor valor para solucionar a demanda.

“Empresas de qualquer parte do país podem participar das licitações sem a necessidade de enviarem seus representantes ao município. Isso, sem dúvidas, aumenta a concorrência e, consequentemente, apresenta uma redução de custos nos produtos e serviços oferecidos”, explicou o secretário de Infraestrutura e Logística, Gabriel Wenderroschy.

Há ainda, através da Lei Complementar número 123/2006 das Micro e Pequenas Empresas, a obrigatoriedade de licitações exclusivas para micro e pequenas empresas. Essa regulamentação consolida o tratamento diferenciado para a categoria de empresários, fomentando os pequenos negócios e a economia local.

O objetivo das licitações é fazer as compras de materiais e contratação de serviços para todos os setores da Prefeitura de Nova Friburgo, de acordo com a legislação vigente, alcançando a aquisição de um produto que tenha o melhor custo-benefício.

Como participar do procedimento?

Os Interessados em fornecer bens e serviços para a municipalidade devem acompanhar as publicações dos Avisos de Licitação no Diário Oficial Eletrônico, ou no site da prefeitura, na aba licitações. As empresas devem possuir cadastro no sistema Compras.gov.br, do governo federal, e estar com as certidões fiscais e trabalhistas em dia.

Mais economia para 2023

Até o mês de março deste ano, já foram realizados 72 pregões e gerando uma economia de R$ 26.263.216,94 para os cofres municipais. Além disso, estão previstos 27 novos pregões para acontecer.

“Com a economia nas licitações, a Secretaria de Infraestrutura e Logística do município atende aos dois principais objetivos: a eficiência e a economia que são princípios norteadores da administração pública ”, concluiu o secretário Gabriel.