SEMMADUS PARTICIPA DO 1° ENCONTRO CIENTÍFICO “AGENTES DAS ÁGUAS”

Publicado em: 05/04/2023 16:17 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Ana Clara Gravino

SEMMADUS PARTICIPA DO 1° ENCONTRO CIENTÍFICO “AGENTES DAS ÁGUAS”

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Semmadus) participou, na última quinta-feira, 30, do 1º Encontro Científico “Agente das Águas”. O evento foi realizado no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) para realizar a entrega dos certificados aos alunos do curso de multiplicadores do projeto. Além dos certificados, a equipe do projeto apresentou os resultados iniciais obtidos em monitoramento da qualidade da água de alguns dos rios do município de Nova Friburgo. Participaram do projeto três servidoras municipais da Semmadus.

O projeto “Agente das Águas” foi elaborado pela Fiocruz em parceria com o Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios e consiste em capacitar multiplicadores para realizarem análises de qualidade da água. A metodologia consiste na classificação e identificação dos organismos aquáticos, usados como os bioindicadores da qualidade das águas. Também são realizadas análises físico-químicas através de kits, bem como a análise ambiental (visual) e microbiológica. Durante o curso, foram obtidas análises nos rios Cônego, Córregos Dantas, Cascatinha (no ponto localizado no Parque Municipal Juarez Frotté), Cardinot e Boa Vista do Cardinot.

Em resultados preliminares foram obtidas classificação de qualidade excelente nos rios Cascatinha e Boa Vista do Cardinot. A análise realizada no Rio Córrego Dantas foi o que apresentou os piores dados, resultando em qualidade ruim. Os demais rios apresentaram resultados intermediários. Os resultados obtidos foram registrados, no entanto, para resultados mais assertivos da qualidade dos rios são necessárias mais repetições das análises nos pontos.