COMISSÃO TÉCNICA DO PLANO DE MOBILIDADE URBANA TEVE PRIMEIRA REUNIÃO

Publicado em: 03/04/2023 11:39 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Daniele Eddie

COMISSÃO TÉCNICA DO PLANO DE MOBILIDADE URBANA TEVE PRIMEIRA REUNIÃO

A Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana de Nova Friburgo organizou a primeira reunião sobre o Plano de Mobilidade Urbana nesta sexta-feira, 31 de março, realizada na Câmara de Vereadores. O objetivo foi apresentar o plano de trabalho aos membros da comissão técnica.

O secretário da pasta, Renato Souza, conduziu os trabalhos com a colaboração do subsecretário de Mobilidade Urbana, Sandro Juvenal de Oliveira, Samuel Ribeiro Rosa Boy e João Victor Fernandes de Jesus, também da Smomu. Representantes das Secretarias Municipais de Gabinete do Prefeito, Casa Civil, Infraestrutura e Logística, Defesa Civil, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Obras e Turismo, além da Subprefeitura de Lumiar e São Pedro da Serra, Subprefeitura de Olaria e Cônego, Procuradoria-Geral, Controladoria, Câmara Municipal de Nova Friburgo e Gasini Engenharia participaram da reunião. O grupo definiu um cronograma de trabalho para o tema.

No mês passado, a empresa Gasini Engenharia foi contratada pelo município para prestar serviços de consultoria em engenharia de transporte e planejamento urbano na elaboração do Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana de Nova Friburgo. De acordo com a Lei Orgânica Municipal, o plano deve priorizar a cidade para as pessoas e para o bem coletivo, estabelecendo normas sustentáveis e valorizando os espaços públicos. O plano também deve criar um manual de calçadas que assegure a acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, sincronizar semáforos e instituir modais sustentáveis, entre outras ações importantes.