PRODUTORES FRIBURGUENSES TÊM À DISPOSIÇÃO O SELO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL DE ORIGEM ANIMAL

Publicado em: 30/03/2023 17:17 | Fonte/Agência: Secom/PMNF - Eloir Perdigão

O Selo de Inspeção Municipal (SIM), determinação do governo federal, segue uma série de normas que são diretrizes passadas pelo Ministério da Agricultura (Mapa). Estabelece o que qualquer estabelecimento que industrialize, manipule, elabore, transforme e prepare, produtos de origem animal deve fazer para se adequar quanto a normas de limpeza, higiene, produção, recepção e expedição, entre outras exigências. A médica veterinária Thays Canto Ribeiro, responsável pelo SIM na Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Nova Friburgo, explica que a finalidade são as seguranças alimentar e higiênica para proporcionar melhor qualidade dos produtos entregues ao consumidor.

Todos os pequenos produtores de alimentos de origem animal – pode ser uma granja que produza ovos caipiras, um pequeno produtor de laticínios, embutidos, carnes salgadas, defumados, mel, açougues, peixarias ou fornecedores de fatiados de origem animal -, precisam do selo do SIM.

No site da Prefeitura de Nova Friburgo (www.pmnf.rj.gov.br), no ícone “Páginas”, pode ser encontrada a página da Secretaria Municipal de Agricultura, onde estão contidas todas as informações sobre o SIM, as leis, diretrizes e formas necessárias para produção e manipulação dos produtos. No final da página podem ser encontrados os documentos necessários a serem preenchidos, seja pelos proprietários ou responsáveis técnicos - médicos veterinários - que devem estar presentes em todos os locais que produzam e manipulam produtos de origem animal. Também podem ser preenchidos por um profissional da área de administração.

Após o preenchimento dos documentos é necessário dar entrada no setor de Protocolo da Prefeitura de Nova Friburgo para que sejam encaminhados à Secretaria Municipal de Agricultura, onde são averiguados e conferidos. Estando todos corretamente preenchidos, é marcada a inspeção. Com a data marcada, Thays vai ao local e faz a inspeção geral em todos os setores, verificando se as condições estão dentro do que é especificado e exigido em lei. Estando tudo certo, ela dá a liberação para produção pelo SIM. Caso não esteja, é dado um prazo para adequação, marca-se uma nova visita para possível liberação.

A Secretaria Municipal de Agricultura funciona na Avenida Alberto Braune, 223, no prédio anexo a sede da Prefeitura de Nova Friburgo, no Centro.