TRATAMENTOS E PROCEDIMENTOS BÁSICOS DA SAÚDE CONTINUAM SENDO OFERECIDOS À POPULAÇÃO

 

Publicado em: 20/05/2020 17:46 | Fonte/Agência: Secom

Whatsapp

 

TRATAMENTOS E PROCEDIMENTOS BÁSICOS DA SAÚDE
CONTINUAM SENDO OFERECIDOS À POPULAÇÃO

 


A Secretária de Saúde de Nova Friburgo continua, mesmo em tempos de enfrentamento do novo coronavírus, os tratamentos e procedimentos médicos básicos no município, entre eles o exame de mamografia. Por meio desse procedimento, é possível  detectar lesões benignas e cânceres em estágio ainda inicial, possibilitando a detecção de nódulos que não são descobertos durante o autoexame ou em consultas de rotina.


Os exames de mamografia de rastreamento (mulheres de 50 a 69 anos) e as mamografias clínicas de risco vermelho (paciente com alguma queixa como nódulos) estão sendo agendadas normalmente pelo município. Para a marcação é preciso ir a uma unidade básica da cidade para o agendamento via SISREG.


Os exames da atenção básica são realizados em clínicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes são encaminhados, após a inserção no SISREG e autorização da Regulação, saindo com a autorização do exame para se dirigirem à clínica. 


A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê um aumento de 46% dos casos de câncer de mama nas Américas até o ano de 2030, com uma concentração de 57% dos casos diagnosticados em mulheres com menos de 65 anos, na América Latina e Caribe.