Feira de Artesanato Virtual de Nova Friburgo já é sucesso

Publicado em: 19/05/2020 12:23 | Fonte/Agência: Secom

Feira de Artesanato Virtual de Nova Friburgo já é sucesso

Como parte das comemorações pelos 202 anos da cidade está sendo realizada a primeira edição da Feira de Artesanato de Nova Friburgo. A novidade é a forma virtual da feira, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19) e a necessidade de que sejam evitadas aglomerações. Foram quase 150 artesãos inscritos. A promoção prossegue até o fim do mês de maio.

Logo após o encerramento das inscrições foi criado um grupo de WhatsApp entre os participantes. Em uma das primeiras mensagens, uma artesã compartilhou que conseguiu mandar artigos seus para Fortaleza, o que demonstra o alcance que a promoção obteve. Outra citou que vendeu o que estava exposto e até o que não estava. Uma prova de que a promoção funcionou realmente como uma feira, pois a cliente procurou um artigo, a artesã ofereceu outro e acabou por vender mais do que estava exposto.

De acordo com o secretário de Turismo, Ricardo Reis, a feira de artesanato virtual de Nova Friburgo serve de vitrine para que os artesãos façam suas vendas. “Deu muito certo”, salienta ele, com satisfação.

Para o Prefeito Renato Bravo, “ Esta é mais uma ação do governo municipal que demonstra sua preocupação com a economia, não só das empresas que puderam produzir máscaras adquiridas pela prefeitura, para distribuição à população, mas, também, os artesãos, que foram privados na comercialização habitual nas feiras e no Centro de Artesanato.”

A previsão é que a feira seja novamente realizada, em data ainda a ser definida, inclusive com a participação de mais artesãos, porque depois das publicações no dia 16 passado, por ocasião do aniversário de 202 anos de Nova Friburgo, muitos outros se manifestaram para participar.
A versão virtual da Feira de Artesanato de Nova Friburgo é uma iniciativa que tem como principal objetivo amenizar o impacto da ausência das feiras, criando uma alternativa de venda para os artesãos. Está sendo realizada virtualmente de 16 a 30 de maio, através de uma página no Facebook, exclusiva para publicação dos trabalhos manuais dos artistas da cidade. As postagens com fotos do produto e valor estão no endereço https://www.facebook.com/feiradeartesanatonf e a negociação é feita diretamente entre o artesão e o comprador.