Maio Laranja alerta para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado em: 18/05/2020 11:22 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Rafael Barbosa

Divulgação

A Prefeitura Municipal de Nova Friburgo atenta aos vários setores, com sua atuação voltada para a população, neste mês de maio, dedicado ao combate ao abuso sexual de crianças e a prostituição infantil, alerta para esse tipo de situação, ressaltando a prevenção e conscientização. Estudos apontam o aumento neste período de quarentena e, nestes casos, os órgãos competentes deverão ser acionados.

O dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, no dia 18 de maio, destaca a data para mobilização, com o intuito de informar e sensibilizar a todos a participarem da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

A Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, planeja, no decorrer do ano,  realizar ações para acompanhamento dos jovens, visando ampliar o debate entre profissionais, entidades e outros segmentos sociais, sobre a identificação e consequências da violência sexual em crianças e adolescentes.

Disque 100 – Não se cale!

O Disque 100 recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos relacionadas a diversos grupos, entre eles as crianças e adolescentes. O serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos, pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante. Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia, o Ministério dos Direitos Humanos recebe denúncias anônimas e fornece número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar seu andamento.

O canal funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100.

Além do Disque 100, denúncias podem ser feitas através do Aplicativo Proteja Brasil, disponível para iOs e Android ou pela Ouvidoria Online pelo link http://www.humanizaredes.gov.br/ouvidoria-online/.

A Secretaria de Assistência Social fica na Rua Carlos Magno, número 5, o telefone para contato é:  22 2543 – 6305.