Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro tem novo fluxo de atendimento a gestantes como medida de proteção ao Covid-19

Publicado em: 15/05/2020 12:10 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Natalia Amorim

Foto - Natalia Amorim

Ônibus da Saúde, na área externa da unidade, realiza o acompanhamento pré-natal das gestantes

A Prefeitura de Nova Friburgo tem, diariamente, investido em novas medidas de prevenção e enfrentamento ao Novo Coronavírus. Uma delas é a criação de novos fluxos de atendimento à pacientes nas unidades de saúde, como tem sido feito no Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro, no Centro da cidade.

Visando garantir a saúde e o bem-estar da mãe e do bebê, a paciente, ao chegar na unidade, passa por uma triagem com um técnico de enfermagem e um enfermeiro a fim de identificar o motivo da procura pela assistência médica.

Sendo identificados na gestante sintomas de síndrome gripal, dispneia intensa, ou qualquer outro sinal que sugira a possibilidade dela estar infectada por Covid - 19, a mesma é encaminhada para uma ala especial, em anexo à Maternidade, para que não cruze com outras gestantes na área interna.

Esta ala conta com consultório obstétrico e pediátrico, para assistência médica necessária que o caso exige a mães e bebês. Nela eram feitos os acompanhamentos de pré-natal, que agora são feitos no ônibus da saúde, na área externa da unidade.

Foram disponibilizados ainda, ao lado da UTI Neonatal, leitos para recém-nascidos positivados para a doença. Pacientes que chegam à unidade com suspeita de Covid-19, em estado grave, são estabilizadas pela equipe médica e encaminhadas ao Hospital Municipal Raul Sertã.

Por sua vez, as gestantes que chegam em trabalho de parto são encaminhadas para alas internas da Maternidade, de forma que não cruze com mulheres suspeitas de estarem infectadas por Covid.

O Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro realiza uma média de 130 partos mensais. No último mês, 225 atendimentos a gestantes foram feitos na unidade.