Secretaria de Educação cria canal de contação de histórias

Publicado em: 30/03/2020 09:53

Secretaria de Educação cria canal de contação de histórias

Por conta da suspensão das aulas em toda a Rede Municipal de Ensino, a Secretaria municipal de Educação (SME) criou um canal no YouTube para fazer chegar aos alunos várias histórias com o objetivo de entregar uma atividade lúdica de qualidade.
“Biblioteca SME - Nova Friburgo - E lá vem história” é o nome do canal criado pelo setor de Biblioteca da Secretaria. Contadores de história, professores, artistas e outros profissionais, sensibilizados com a situação de milhares de alunos que estão tendo que ficar em casa por conta da pandemia do Covid-19, gravaram vídeos contando histórias conhecidas e desconhecidas, de autoria do próprio contador.

O objetivo da secretaria é o de oferecer um conteúdo que os alunos poderiam estar tendo em sala de aula, mas - mediante a impossibilidade neste momento - que está sendo disponibilizada em vídeo para aqueles que tiverem acesso à internet. Entretanto, o conteúdo não contará como letivo, como aula dada, já que ainda não é possível determinar como serão repostas as aulas.

Segundo Márcia Machado, coordenadora da equipe da Biblioteca da Secretaria de Educação, a ideia foi abraçada por várias pessoas que se disponibilizaram a gravar. “Inclusive, queremos ampliar o número de vídeos. Para isso, quanto mais tivermos voluntários nessa missão, melhor”, incentivou.

O secretário de Educação, professor Igor Pinto, enalteceu a proposta do canal dizendo que “foi uma ideia ótima de fazer com que boa parte de nossos alunos tenham um conteúdo pensado especialmente para eles, por meio de um canal já conhecido por todos, que é o YouTube”.

O prefeito Renato Bravo foi só elogios à ideia: “eu imagino a dificuldade de pais e responsáveis em entreter milhares de crianças e jovens. Com a criação do canal de contação de histórias, estamos contribuindo um pouquinho, oferecendo uma opção de qualidade, voltada aos nossos alunos, mas que pode ser acessada por qualquer pessoa, de forma democrática”.

O endereço do canal no YouTube é: https://www.youtube.com/channel/UCrMgKuljv3QRhyPVBqVsf2g/videos
A ideia do canal foi tão bem aceita que a sua continuidade após o fim da quarentena já foi confirmada por Márcia Machado.