Universidades sediadas em Nova Friburgo declaram apoio às medidas governamentais de distanciamento social

Publicado em: 26/03/2020 17:30

Dirigentes de algumas das principais instituições de ensino superior e pesquisa, que possuem unidades em Nova Friburgo, declararam nesta quinta, 26, apoio integral às medidas de distanciamento social que vêm sendo adotadas pela gestão pública em suas diversas esferas, com o objetivo de restringir a circulação de pessoas como estratégia central no combate ao novo Coronavírus (Covid-19).
Para os dirigentes da UFF, UERJ, CEFET, CEDERJ e Candido Mendes, que subscrevem o documento, “... tal distanciamento social consiste na principal medida preventiva a ser adotada por todos visando achatar a curva de propagação, a partir da redução drástica do contato físico. Para alcançar tal objetivo, faz-se absolutamente necessário evitar ao máximo sair de casa e participar de eventos públicos.”

Embora reconheçam a existência de consequências negativas para a economia, já que tende a reduzir o consumo em diversas áreas, o momento atual, pelo risco do contágio, requer ações rápidas, enérgicas e severas com o objetivo de proteger a vida e a saúde das pessoas, sendo imperativa a suspensão temporária ou a diminuição da frequência das atividades de trabalho, ensino, entretenimento e lazer.

Os dirigentes ressaltam ainda que suas instituições estão engajadas nesse esforço coletivo e declararam “... apoio às iniciativas implementadas pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; pelo Secretário Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Edmar Santos; e pelo prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, com vistas a conter a propagação do vírus ou, pelo menos, reduzir a velocidade de sua proliferação.”

Assinaram o documento os seguintes dirigentes: Amaury Favieri Ribeiro (diretor do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense); Cláudio Pinheiro Fernandes (coordenador do escritório da Agência de Inovação da UFF - Instituto de Saúde de Nova Friburgo); Angelo Mondaini Calvão (diretor do Campus Regional da UERJ – Instituto Politécnico); Bianca Tempone Felga de Moraes (diretora do CEFET-RJ – Campus Nova Friburgo); Rosali Batista Zavoli (diretora do Polo CEDERJ UAB Nova Friburgo) e Francisco Assis Corrêa Barbosa (coordenador acadêmico geral da Universidade Candido Mendes – Campus Nova Friburgo).