Guarda Civil Municipal marca presença e garante a ordem em Nova Friburgo

Publicado em: 18/03/2020 14:52 | Fonte/Agência: Secom

Setor que integra a estrutura da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, a Guarda Civil Municipal (GCM) tem mantido a ordem e o patrimônio público de Nova Friburgo com atividades durante 24 horas. No centro da cidade e bairros os guardas são sempre notados. O comandante Luciano Farisel da Silva e o secretário Marques Henrique de Jesus estão sempre em contato com o prefeito Renato Bravo estabelecendo os locais onde o patrulhamento é feito.

Na primeira quinzena de março um dos locais que contou com patrulhas da Guarda Civil Municipal foi o centro da cidade, na Praça Getúlio Vargas, incluindo a Estação Livre; a Praça Dermeval Barbosa Moreira, Avenida Alberto Braune, onde, inclusive, fez a apreensão de mercadorias piratas que estavam em poder de vendedores ambulantes, e na Rua Monte Líbano. O Grupo Tático (Gtam) reforçou a segurança no Centro de Saúde Sílvio Henrique Braune, no Suspiro. Ainda no Centro, os guardas fizeram ronda e patrulhamento no Hospital Municipal Raul Sertã, reforçando a segurança, e prestaram auxílio na troca de um pneu do carro de uma senhora grávida. Mais recentemente, os guardas prestaram apoio à vacinação contra o sarampo no Ônibus da Saúde, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, e à operação de poda de galhos dos eucaliptos da Praça Getúlio Vargas.

A patrulha da Guarda Civil Municipal também esteve na Praça Marcílio Dias, no Paissandu; e no Parque Municipal Juarez Frotté, na Cascatinha. Os guardas também atuaram na retirada de moradores de rua do coreto da Praça Marcílio Dias; fizeram ronda no abrigo de Duas Pedras; prestaram apoio no horário de visita da Vila Sorriso; conduziram um homem à 151ª Delegacia de Polícia por assediar funcionárias do Creas Centro e ter desacatado e ameaçado os agentes da Gtam; e abordaram suspeitos dentro do prédio do Sase, em Olaria.

Outras atividades dos guardas foram a troca de lâmpadas na antiga Rodoviária Leopoldina, onde fica a base da GCM, com apoio da equipe do setor de Iluminação da Secretaria de Serviços Públicos; apoiaram uma atividade da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea) e apoiaram o socorro de duas vítimas de um acidente de moto em frente ao Parque Municipal Juarez Frotté, na Cascatinha, quando acionaram a ambulância pelo número 192 e as vítimas foram levadas ao Hospital Municipal Raul Sertã.

A Guarda Civil Municipal de Nova Friburgo funciona na Avenida Alberto Braune, 223, em prédio anexo à prefeitura, e pode ser acionada pelo telefone 153.