Prefeito Renato Bravo define outras medidas de enfrentamento ao Novo Coronavírus

Publicado em: 16/03/2020 20:11

Foto - João Luccas Oliveira

Município não tem nenhum caso confirmado da doença e permanece no nível zero

Na tarde desta segunda-feira, dia 16, o prefeito Renato Bravo se reuniu com os profissionais técnicos de Saúde, e também com equipes das secretarias e subsecretarias de Finanças e Recursos Humanos, respectivamente, a fim de traçar estratégias de enfrentamento ao Novo Coronavírus no Município de Nova Friburgo.

“Estamos diante de uma grande responsabilidade, pois presenciamos, em todo o mundo, uma situação muito séria e que está cada vez mais próxima de nós. Embora, até o momento, não tenhamos nenhum caso suspeito ou confirmado no Município, é necessário que sejamos firmes em nossas medidas para que não tenhamos problemas graves em um breve futuro. Nossa prioridade é zelar pela vida humana”, disse.

Dentre as medidas anunciadas pelo Prefeito Renato Bravo estão a formação do Comitê Operacional de Emergência em Saúde; a suspensão das férias para profissionais de Saúde, Assistência Social, Guarda Municipal e Defesa Civil por tempo indeterminado; a formação de esquema de revezamento de profissionais nas secretarias e a liberação dos profissionais com mais de 60 anos (mediante abertura de processo para análise) ou portadores de comorbidades. Ressalta-se ainda a celeridade aos processos licitatórios para compra de equipamentos de proteção, como luvas, máscaras e álcool em gel.

Um novo documento, com novas orientações de prevenção contra a doença, está sendo elaborado pela Vigilância em Saúde para ser divulgado em breve.

OUTRAS MEDIDAS

- Os grupos de atendimento coletivo, como do Programa de Controle do Tabagismo e o de gestantes, oferecidos nos postos de saúde estão suspensos durante os próximos 15 dias. O atendimento será individual;

- Hospital Municipal Raul Sertã: As visitas aos pacientes internados tiveram horário reduzido, de uma 1h30 passou para 1h. O número de visitantes também foi reduzido, de quatro passou para dois por paciente. (Cartazes foram anexados em todas as enfermarias e orientações foram dadas aos familiares e pacientes que estão lúcidos);

Os leitos do CTU foram separados entre infantil e adulto;

Unidades fechadas como CTI e Unidade Coronariana também tiveram o número de visitantes reduzido de dois para um e tiveram o tempo da visita reduzido, de 1h para 30 minutos;

A porta de passagem da Rua General Osório foi fechada para reduzir o fluxo de pessoas. O acesso ao hospital agora só pode ser feito pela Avenida Rui Barbosa.