Dias de folia superam expectativas em Nova Friburgo

Dias de folia superam expectativas em Nova Friburgo

Fotos - Daniel Marcus

Mais de R$ 8 milhões movimentaram a economia da cidade durante o carnaval

Confete, serpentina e muita alegria. Foi desta forma que mais de 160 mil pessoas, entre friburguenses e turistas, curtiram os dias de folia em Nova Friburgo. Trabalho, empenho e eficiência de gestão administrativa fizeram o Município manter o título de segundo melhor carnaval do interior do Rio de Janeiro.

A programação extensa e variada, que teve início, oficialmente, com o Baile da Feliz Idade, no Clube de Xadrez, passou por concursos de fantasias (luxo, originalidade, gay, cães e infantil), desfiles de blocos de embalo e apresentações de bandas, sempre primando pela valorização dos artistas residentes na cidade. Além disso, contou ainda com o desfile das escolas do grupo A, no sábado, e das escolas do grupo especial, no domingo, que abrilhantaram a avenida. No primeiro, a Globo de Ouro, que levou para a avenida o enredo “Batuque” foi consagrada como campeã. Já a Vilage no Samba, que apresentou na avenida o enredo “Vilage Em Cena, um Carnaval de Cinema”, conquistou o título de grande campeã do carnaval.

Para a realização desta grande festa cultural, foram investidos R$ 850 mil em serviços de infraestrutura e R$ 820 mil em subvenção para as escolas dos grupos A e especial, que trouxeram para o Município um retorno, aproximado, seis vezes maior do que o total investido. Neste período, mais de R$ 8 milhões movimentaram a economia da cidade.

Podemos afirmar, sem a menor dúvida, que este carnaval superou todas as nossas expectativas. Além de ter gerado centenas de empregos diretos e indiretos, a movimentação destes R$ 8 milhões na economia da cidade retorna aos cofres públicos através de tributos. É muito gratificante ver que o empenho que todas as secretarias municipais tiveram para realizar o Carnaval resultou em um crescimento tão positivo, tanto no setor econômico, como no cultural, para o nosso Município”, destacou o Prefeito Renato Bravo.

Um atrativo que também chamou a atenção de muitas pessoas foi a Rua da Cerveja Artesanal, que ficou situada na Augusto Cardoso. O espaço reuniu três food-trucks e sete cervejarias artesanais e também contou com atrações diversas, que relembraram as marchinhas de antigos carnavais. O empresário Felipe Eller, que esteve presente com a sua marca, considera esta como uma excelente oportunidade de divulgar a cultura cervejeira na cidade.

O evento foi um sucesso de público e estrutura. Como empresário do ramo cervejeiro só tenho a agradecer à Prefeitura, em especial a Secretaria de Turismo, pelo apoio para realização dele. Esta é mais uma ação que agrega valor e oferece opção aos turistas e habitantes de Nova Friburgo”, disse.

Outro ponto que merece destaque no Carnaval deste ano em Nova Friburgo é a segurança pública. Dados do Instituto de Segurança Pública – ISP – mostram que, em comparativo com os anos de 2019 e 2020, os índices de roubos e furtos de rua, de veículos e a estabelecimentos comerciais reduziu em cem por cento e chegou a zero. Não houve também nenhum registro de homicídios no período.

Segundo o secretário de Turismo, Ricardo Reis, promover um carnaval seguro é um estímulo para fomentação do setor nos próximos anos. Segundo ele, 50 mil turistas estiveram no Município nos dias de folia, incluindo em São Pedro da Serra e Lumiar, que também contaram com programação diversificada. O ápice do carnaval foi na sexta-feira, quando mais de 40 mil pessoas foram às ruas curtir a festa.

Tivemos, neste período, o registro de 95% de ocupação da rede hoteleira. É muito satisfatório saber que tanto os turistas que vieram pra cá, como os nossos moradores, tiveram um carnaval tranquilo e de muita alegria. Esse é o nosso objetivo, promover a festa da família”.