AULAS PRESENCIAIS RETORNAM NA REDE MUNICIPAL DE NOVA FRIBURGO

 

Publicado em: 17/05/2021 17:45 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

Whatsapp

 

AULAS PRESENCIAIS RETORNAM NA REDE MUNICIPAL DE NOVA FRIBURGO


As aulas na rede municipal de ensino de Nova Friburgo retornaram na forma presencial e gradual nesta segunda-feira, 17. Ao todo, 13 unidades receberam os alunos e, ao longo da semana, mais escolas abrirão. As equipes da Secretaria de Educação organizaram todos os espaços e os protocolos de segurança foram seguidos, com aferição de temperatura, álcool em gel, além do espaço físico com demarcações estabelecendo distâncias seguras, tanto para alunos quanto para professores e servidores. 
 
 O aluno Egberg Spinelli, de 10 anos, do 5º ano da Escola Municipal Jardel Hottz, disse que não via a hora de voltar a estudar na escola e que pediu à mãe para voltar a frequentar a unidade escolar. “Estava ansioso!”, falou, empolgado, o aluno.
  
A secretária de Educação, Rita Silva, reforçou que o retorno presencial se dá por recomendação do Ministério Público e Defensoria Pública Estadual e toda a equipe da pasta está empenhada para os protocolos serem seguidos, com segurança e responsabilidade. “Neste primeiro dia o número de alunos foi menor, considerando o que estava sendo previsto. Todos da rede de educação estão trabalhando para que tudo corra dentro dos regulamentos sanitários e higiênicos. Cada um fazendo a sua parte".
 
O retorno foi ratificado pelo Mandado de Segurança Cível de número  0101657-98.2021.501.0000 impetrado pela Procuradoria Geral do Município, que determina que será possível a convocação para o labor presencial dos professores e dos funcionários que residam com pessoas consideradas como grupo de risco ou portadoras de comorbidade, mantendo, assim, a determinação de abstenção de convocação para o labor presencial somente aos funcionários pertencentes ao grupo de risco (seja por idade ou por comorbidade, aos quais não tenha sido disponibilizada vacinação completa), de acordo com o calendário do Programa Nacional de Vacinação, e/ou que ainda não tenham cumprido o prazo para imunização após a vacinação, o que fora divulgado para toda a rede municipal de ensino. 
 
A decisão ainda ressalta que "nesse contexto não há como postergar o retorno das atividades escolares, até que se tenha por erradicado o risco, sob pena de causar dano irreparável aos alunos, pais e professores, que neste período de pandemia, após mais de um ano de paralisação da sociedade como um todo, clamam pela normalidade de suas vidas".
 
  Vale frisar que as aulas presenciais só serão suspensas se o bandeiramento for roxo. Bandeiramento este estipulado pelo estado, pelo Painel Coronavírus (https://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html#), atualizado semanalmente.   
 
Mais unidades retornam, ao longo da semana

Retorna no próximo dia 19, quarta-feira:
Escola Tiradentes - Amparo
 
Devem retornar no dia 24, próxima segunda-feira:
Elisa Teixeira de Uzeda - Centro
Dante Laginestra - Riograndina