Publicado em: 27/02/2020 17:33

Foto: Leonardo Vellozo

Escola Mirim Friburguense é exemplo de parceria com a Prefeitura

Sementes do Samba desfilou com roupas produzidas junto ao Nova Friburgo Criativa - CEVEST

Em participação especial, abrindo os desfiles das escolas da série A, no sábado, 22, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Mirim Sementes do Samba Friburguense fez bonito ao usar vestimentas produzidas junto ao projeto Nova Friburgo Criativa, por meio do CEVEST (Centro de Formação Profissional e Transferência de Tecnologia para Indústria do Vestuário), ligados à Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Nova Friburgo.

Ao todo, foram confeccionadas 70 fantasias pelos participantes do projeto Nova Friburgo Criativa (CEVEST), com materiais reciclados e tecidos e adereços doados pela sociedade civil. Suas criações foram feitas pelos próprios integrantes da Escola Mirim, a partir de oficinas e atividades educacionais. Foi a segunda vez que a agremiação passou pela Avenida Alberto Braune e o tema abordado no enredo foi os “30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA.”

O secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelo Verly, pasta responsável pelo CEVEST, comentou sobre as fantasias feitas com materiais doados e que a parceria seguirá no próximo ano:

“Ficamos muito felizes com a parceria estabelecida com o Sementes do Samba Friburguense, iniciativa que estimula crianças e adolescentes e renova essa tradição friburguense. Foram produzidas dezenas de peças aproveitando materiais diversos e reforçando a importância do CEVEST, que completará 15 anos no próximo mês, para a cultura, turismo e economia friburguense. Já estamos alinhando parceria para 2021, com enfoque ainda mais sustentável, com toques de tecnologia e futurismo.”

Criador do Projeto, Rafael Barbosa, presidente da Escola Sementes do Samba, comentou sobre a importância da parceria com o poder público oriunda da manifestação cultural, além da abertura de diálogo que a Primeira Dama Cristina Bravo possibilitou:

“É muito importante essa parceria porque o nosso intuito é fazer uma escola de carnaval, então, toda essa parte multidisciplinar do carnaval é fabulosa. Nova Friburgo respira moda, confecção, vestuário, e tudo isso também está ligado ao carnaval. O CEVEST e o Sementes tem tudo a ver. A gente espera que continue esta parceria por anos e anos porque, para nós, é interessante demais a troca de ideia e experiência, além de ser muito agregador para o nosso negócio.”