PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO E MINISTÉRIO DA SAÚDE ASSINAM TERMO DE ADESÃO AO PROGRAMA 'SAÚDE COM AGENTE'

Publicado em: 13/05/2021 14:05 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Fernando Moreira

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, celebrou com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, o termo de adesão ao Programa 'Saúde com Agente', cujo objetivo é a formação técnica os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE) do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

O programa 'Saúde com Agente' é uma iniciativa que tem como finalidade melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros, por meio da qualificação de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias que atuam em todo o território nacional. O projeto conta com a participação do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems), que executará a qualificação certificada.

Importante destacar que está garantido ao município o incentivo de apoio às ações do Programa, por meio de repasse financeiro do Fundo Nacional de Saúde (FNS). Esse repasse será feito em parcela única por meio de portaria específica e deverá ser utilizado para o custeio das atividades e para a cobertura de despesas com a finalidade pedagógica necessária às atividades educacionais desenvolvidas no decorrer do curso.

Sobre o Programa 'Saúde com Agente'

Por meio do Programa 'Saúde com Agente', serão ofertados cursos direcionados aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, onde esses profissionais serão capacitados em procedimentos que agora passam a fazer parte da rotina e funções da categoria, como aferição da pressão arterial, medição de glicemia capilar, aferição de temperatura, acompanhamento do cartão de vacina do cidadão.

Os agentes também poderão prestar orientação e apoio para a correta administração de medicamentos, detecção de sinais de violência doméstica contra vulneráveis, automutilação, manifestações de doenças mentais, entre outros. A coleta de dados obedecerá a sequência dos ciclos de vida, que contemplam o acompanhamento de indicadores desde a primeira infância, passando pela adolescência, fase adulta e idosos.

Com a iniciativa, a expectativa do Governo Federal é ampliar a assistência para reduzir indicadores negativos no país, como mortalidade infantil, infecções sexualmente transmissíveis, hipertensão, diabetes, entre outros, além de ampliar o acompanhamento de pré-natal mais qualificado. Isso é possível pois esses profissionais atuam diretamente com a população, na busca ativa para acompanhamento de pacientes do SUS.

Sobre a formação

Os cursos serão realizados em formato presencial – durante a jornada de trabalho, mediado por um instrutor – e também na modalidade de ensino à distância (EAD), mediado por um tutor. Os cursos oferecidos na modalidade EAD ocorrerão por meio de teleaulas, aliadas a atividades presenciais no espaço das unidades de saúde municipais e nos territórios onde os agentes atuam.

A expedição de diploma e certificado de conclusão de curso será realizada por instituição de ensino pública, com autonomia pedagógica para a oferta do curso de formação