ORIENTAÇÕES PARA MERENDEIRAS SÃO PASSADAS PELA PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO

Publicado em: 13/05/2021 12:19 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Maira Queiroz

ORIENTAÇÕES PARA MERENDEIRAS SÃO PASSADAS PELA PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO

A Prefeitura de Nova Friburgo segue na preparação para quando ocorrer o retorno das aulas presenciais. Tudo estará pronto, de forma segura, tanto para os alunos como para todos da comunidade escolar. E não é só a questão física que deve ser preparada, as merendeiras também seguirão protocolos sanitários rígidos que fazem parte do material instrutivo divulgado aos profissionais da rede municipal por meio da Secretaria de Educação.

As cozinhas também terão uma atenção especial. Em resumo, mesmo antes de entrar na cozinha, a organização é iniciada com equipamentos como o jaleco,  botas e a retirada de brincos e anéis, além, claro, da utilização de máscaras e do face shild. A higienização das mãos também será indispensável, antes de entrar na cozinha bem como antes do manuseio de qualquer alimento. Além disso, o protocolo de distanciamento também foi adotado dentro da cozinha, com demarcações no chão para orientação dos profissionais.

Na lavagem dos utensílios da cozinha, após o procedimento normal, eles deverão ser mergulhados em um preparo com uma colher de sopa de hipoclorito de sódio com água e deixar agir por 15 minutos, logo após, borrifar álcool 70. No recebimento dos alimentos, é obrigatória a higienização de cada um dos produtos de forma correta utilizando sempre álcool 70 ou solução clorada diluída. Lembrando que o profissional deverá trocar a máscara de proteção a cada duas horas e, para manusear a nova, a mão deve estar higienizada e a máscara antiga deverá ser embalada de forma correta.

Já na área do refeitório, as merendeiras deverão higienizar as mãos antes de manusear os pratos dos alunos, que já sairão da cozinha montados. O material completo para a capacitação das merendeiras, bem como o manual de boas práticas, com todas as orientações para a execução do cardápio escolar, foram enviadas a todas unidades escolares do município.