PACIENTES INTERNADOS COM COVID-19 NO RAUL SERTÃ PODEM UTILIZAR CELULARES MEDIANTE ASSINATURA DE TERMO DE RESPONSABILIDAD

 

Publicado em: 13/05/2021 12:10 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Fernando Moreira

Whatsapp

 

PACIENTES INTERNADOS COM COVID-19 NO RAUL SERTÃ PODEM UTILIZAR CELULARES MEDIANTE ASSINATURA DE TERMO DE RESPONSABILIDADE
 

Com a finalidade de minimizar o sofrimento de pacientes com diagnóstico de covid-19 que estão internados nas enfermarias do Hospital Municipal Raul Sertã (HMRS), bem como de seus familiares, que se encontram privados do convívio familiar, a direção da unidade hospitalar, após reunião com os setores envolvidos (Coordenação de Enfermagem, Serviço Social, Psicologia e Central de Internação) decidiu autorizar, a partir desta quarta-feira, 12 de maio, que os pacientes tenha acesso a celulares pelo período de uma hora, entre 15h30 e 16h30, de segunda à sexta-feira.

A direção do HMRS informa ainda que a utilização dos aparelhos no período determinado será acompanhada pelos setores de Psicologia e Serviço Social. O horário estabelecido foi definido por se encaixar entre os horários de banho, refeições e medicação. Desta forma, não será permitida a utilização dos telefones fora do horário estipulado, porque é necessário manter o funcionamento das enfermarias da forma mais tranquila possível. 

Por fim, é importante frisar que a utilização fora do horário estabelecido acarretará a apreensão do aparelho celular, que será devolvido a um familiar ou representante legal do paciente. Além disso, a guarda e responsabilidade pelo aparelho e carregador são exclusivas do paciente, ficando o HMRS isento de tal encargo. Os pacientes internados na unidade (ou seus familiares) que desejarem fazer uso dos celulares, deverão assinar um termo de responsabilidade, reconhecendo que estão cientes das normas para o uso dos aparelhos. 

Até então, apesar de não haver nenhuma proibição nesse sentido, a orientação era que os pacientes internados não fizessem uso de celulares. As informações sobre os pacientes internados com covid-19 eram reunidas em um livro de controle. Diariamente uma enfermeira reunia essas informações e repassava aos familiares por meio do telefone de contato disponibilizado como referência.