SECRETARIA DE MOBILIDADE URBANA CONTINUA CUIDANDO DA SINALIZAÇÃO DA CIDADE

Publicado em: 10/05/2021 19:12 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Eloir Perdigão

SECRETARIA DE MOBILIDADE URBANA CONTINUA CUIDANDO DA SINALIZAÇÃO DA CIDADE

A sinalização no Centro e bairros de Nova Friburgo continua merecendo atenção da prefeitura, que age por meio da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu). O prefeito Johnny Maycon e o secretário Fabrício Menezes traçam as ações sempre objetivando melhorar as condições de tráfego para motoristas e pedestres.

Na semana de 3 a 9 de maio as atenções da equipe de sinalização se voltaram para a implantação de mais quatro vagas de parada, com a placa “P”, no Centro, em quatro pontos da Praça Getúlio Vargas: em frente aos números 74 e 222, esquina com a Rua Major Augusto Marques Braga e em frente ao Friburgo Shopping. Embora conste a informação complementar “aplicativo e táxi”, essas vagas não são exclusivas desses serviços e podem ser utilizadas por qualquer veículo, desde que pelo tempo estritamente necessário ao embarque e desembarque de passageiros.

Outra placa implantada foi a de “parada obrigatória” na Rua Monsenhor José Antônio Teixeira, esquina com Rua Augusto Spinelli. A definição de preferência visa aumentar a segurança, reduzindo o número de acidentes no local. O secretário da Smomu lembra que a infração por deixar de parar diante desse tipo de placa é de natureza gravíssima.

A Smomu também trabalhou na implantação de mais 14 vagas de curta-duração, sendo seis na Avenida Alberto Braune, cinco na Rua Dante Laginestra, no Centro, e mais duas na Praça Lafayette Bravo e uma na Estrada Antônio Acácio Cardinot, interseção com a RJ-148, em Conselheiro Paulino. Fabrício observa que a Smomu continua a aumentar o número de vagas de curta-duração para melhorar a rotatividade, até a implantação do estacionamento rotativo.

Outros trabalhos foram a revitalização de faixas de travessia de pedestres em mais dois cruzamentos da Rua Prefeito José Eugênio Muller, no Centro. E também, em parceria com a concessionária Rota 116, foi realizada vistoria para estudo de melhorias na Avenida Euterpe Friburguense, com vistas a aprimorar o deslocamento de veículos no trecho entre a Ponte Sete de Setembro e a Rua Padre Luiz Yabar, aumentando a fluidez e segurança.

Em São Geraldo foram implantadas 12 placas de ponto de parada de ônibus, entre o ponto final e o Vale da Montanha, aprimorando o serviço de transporte, ao definir tanto para os condutores de ônibus e demais veículos, o local onde realizar embarque e desembarque.